Busca avançada
Ano de início
Entree

A fotografia de Alair Gomes: outras construções da masculinidade

Processo: 09/54712-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Jorge Sidney Coli Junior
Beneficiário:Aline Ferreira Gomes
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Fotografia   Corpo   Masculinidade   Relações de gênero
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | Fotografia | Historia Da Arte | Homoerotismo | Masculinidade

Resumo

Esta pesquisa aborda a obra do fotógrafo carioca Alair Gomes (1921 -1992), que produziu inúmeras e multifacetadas imagens do corpo masculino, principalmente na década de 1960. Seu trabalho se destaca na história da fotografia brasileira pelo caráter erótico dado ao tema, colocando o observador no lugar de voyeur. A obra de Alair Gomes provoca e questiona tradições e conceitos rígidos do masculino, e consequentemente produz questionamentos sobre as relações de gênero. O trabalho do artista corrobora o contexto histórico marcado pelo turbilhão de mudanças no comportamento sexual na chamada "revolução sexual" dos anos de 1960. Ele ainda reelabora as imagens comuns do masculino, sugerindo uma dimensão homoerótica, exaltando o corpo masculino e ativando o incômodo da revisão de tabus corporais e sexuais, o que é um importante passo para pensarmos (o corpo) e a própria construção da masculinidade. Ao expor o corpo masculino, Gomes evidência uma multiplicidade de olhares e dá passagem para novas possibilidades de existência de outros corpos e de outras histórias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)