Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da exposicao materna a ovalbumina durante a gestacao ou amamentacao na resposta imunologica das proles de camundongos.

Processo: 05/50862-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2005
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia
Pesquisador responsável:Maria Notomi Sato
Beneficiário:Paula Gomes Grossi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas   Relações materno-fetais   Anticorpos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anticorpos | Citocinas | Imunologia Neonatal | Interacao Materno-Fetal | Ortogenia De Linfocitos

Resumo

O período neonatal geralmente é marcado por alta suscetibilidade aos agentes infecciosos devido a imaturidade do sistema imunológico, que atinge vários componentes da resposta inflamatória, da resposta inata e adaptativa. Além disto, os neonatos exibem alta suscetibilidade à tolerância ao antígeno. Um dos fatores que favorece o crescente aumento de alergia, além da predisposição genética, é o grau de exposição aos alérgenos em período precoce de vida. A sensibilização aos alérgenos, pode ter início precoce, possivelmente até durante o período gestacional. Para avaliar a possibilidade de ocorrência de sensibilização ou tolerância ao antígeno em fase precoce de vida em camundongos, serão realizados protocolos de exposição materna à ovalbumina no período gestacional ou de amamentação. O efeito da exposição materna ao antígeno será avaliada no desenvolvimento da resposta imunológica da prole. Para tal, as proles derivadas das mães expostas ao antígeno ou de mães controles normais serão analisadas quanto: a resposta proliferativa antígeno-específica, produção de citocinas (IL-2, IFN-gama, IL-4, IL10), produção de IgE e subclasses de IgG, cinética do número de células T e B por citometria de fluxo e avaliação de marcadores de maturação ou de ativação em linfócitos esplênicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)