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Identificação on-line dos parâmetros de flutter via algoritmo de realização de sistemas estendido

Processo: 06/07213-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de julho de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Daniela Cristina Rebolho
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade   Análise modal experimental   Voo (engenharia de aeronaves)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Algoritmo de Realização de Sistemas | Análise Modal | Flutter | Identificacao | Métodos de Subespaço | Aeroelasticidade

Resumo

Na Indústria Aeronáutica, é de extrema importância a qualidade e o desempenho de seus produtos. No contexto da aeroelasticidade existe, a demanda contínua por estruturas mais leves e conseqüentemente mais flexíveis, tornando os fenômenos aeroelásticos mais significativos. Neste sentido, o estudo de fenômenos aeroelásticos e o desenvolvimento de técnicas teóricas e experimentais de análise aeroelástica tem atraído muita atenção, pois as estruturas aeroespaciais devem ser submetidas a alguma forma de verificação antes do vôo, de forma a assegurar que a aeronave esteja livre de qualquer fenômeno de instabilidade aeroelástica, que pode ocorrer provocando problemas de fadiga ou falhas estruturais. Um dos fenômenos de instabilidade aeroelástica mais importantes é denominado {\it flutter}, que pode provocar a destruição da aeronave. Atualmente as pesquisas em previsão de {\it flutter} nesta área apontam na direção do desenvolvimento de \linebreak tecnologias que permitam a identificação {\it on-line} dos parâmetros modais associados ao fenômeno. {\bf Em \citeonline{Daniela:06}} foi aplicado um {\bf algoritmo para identificação {\it on-line} dos parâmetros modais} de uma placa de alumínio, onde os resultados obtidos foram muito satisfatórios. Delimita-se, assim, {\bf o objetivo deste projeto} como sendo a {\bf realização de um ensaio experimental {\it on-line} para identificação dos parâmetros modais envolvidos no {\it flutter} de um modelo de asa rígida associado a um dispositivo flexível num ensaio realizado no túnel de vento} do Laboratório de Aeroelasticidade da EESC-USP.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REBOLHO, DANIELA C.; BELO, EDUARDO M.; MARQUES, FLAVIO D.. Aeroelastic parameter identification in wind tunnel testing via the extended eigensystem realization algorithm. JOURNAL OF VIBRATION AND CONTROL, v. 20, n. 11, p. 1607-1621, . (06/07213-6)

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