Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da influência da angulação dos implantes osseointegrados na distribuição do estresse. Estudo através do método dos elementos finitos tridimensionais.

Processo: 07/08496-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Eduardo Piza Pellizzer
Beneficiário:Daniel Augusto de Faria Almeida
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Prótese dentária   Biomecânica   Implantes dentários
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de elemento finito | Biomecânica | implante dentário | Prótese Dentária

Resumo

A literatura sobre a influência das cargas oclusais em relação ao posicionamento dos implantes osseointegrados, e a sua relevância na prática clínica ainda não está totalmente esclarecida. Assim o objetivo desta pesquisa será avaliar a influência da angulação dos implantes osseointegrados na distribuição do estresse no osso. Para o estudo serão elaborados 3 modelos, cada modelo representará uma seção de osso mandibular (osso esponjoso e cortical) com a presença apenas de um implante (Conexão Master Screw, São Paulo, Brasil) do tipo hexágono externo de 3,75 mm de diâmetro com diferentes angulações (0°; 17° e 30°), com coroa metalo-cerâmica de tipo parafusada, com inclinação de cuspide padrão de 30°. Para confecção dos modelos serão utilizados os programas de desenho assistido: Rhinoceros® 3D 3.0 (NURBS Modeling for Windows, EUA) e SolidWords 2006 (IST Sistemas Ltda.). Os desenhos tridimensionais serão exportados para o programa de elementos finitos NEi Nastran® 9.0 (Noran Engineering, Inc, EUA), para discriminação das regiões, geração da malha de elementos finitos, aplicação da carga e análise. Os resultados serão plotados através de mapas de tensão von Mises individualizados em cada modelo proposto, a fim de avaliar as variações individuais da distribuição do estresse e tensão na rosca do implante, na coroa e no osso.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)