Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da temperatura de transicao vitrea na resistencia a fadiga de compositos de fibras continuas/pei.

Processo: 06/04079-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Edson Cocchieri Botelho
Beneficiário:Gustavo Henrique Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Transição vítrea   Compósitos termoplásticos   Resistência à fadiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Caracterizacao De Compositos | Compositos Termoplasticos | Pei | Resistencia A Fadiga | Transicao Vitrea | Compósitos estruturais

Resumo

Os compósitos poliméricos vêm ganhando grande destaque devido aos avanços tecnológicos conquistados pelas indústrias, principalmente a aeroespacial. Estes avanços têm como uma de várias finalidades, a obtenção de compósitos com baixa densidade, alta resistência mecânica e alta rigidez. Comparando os compósitos termoplásticos aos termorrígidos, pode ser destacado como suas principais vantagens: processamento mais rápido pela ausência de um ciclo de cura; baixa absorção de umidade; excelente resistência química; maior temperatura de serviço; baixo custo de transporte e estocagem; maior resistência ao impacto; maior rigidez e a possibilidade de serem reciclados. Devido as grandes variações de temperatura que estes materiais estão sujeitos durante seu desempenho aeronáutico, é de extrema importância a realização de estudos na temperatura de transição vítrea, uma vez que a esta temperatura as propriedades do compósito podem ser modificadas. Devido a este fato, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o comportamento em fadiga a temperaturas inferiores e superiores a temperatura de transição vítrea de compósitos de PEI (poli(eterimida)) reforçados com fibras de vidro e de carbono. Este projeto de pesquisa encontra-se vinculado ao projeto Jovem Pesquisador da FAPESP n° 05/54358-7 e dará suporte para a nucleação da área de compósitos aeroespaciais junto ao Departamento de Materiais e Tecnologia da UNESP.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GUSTAVO H. OLIVEIRA; VALDIR A. GUIMARÃES; EDSON C. BOTELHO. Influência da temperatura no desempenho mecânico de compósitos PEI/fibras de vidro. POLIMEROS-CIENCIA E TECNOLOGIA, v. 19, n. 4, p. 305-312, . (06/04079-7, 05/54358-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.