Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e interpretação de dados solares obtidos com o Rádio Polarímetro de 7ghz do Rádio Observatório do Itapetinga (ROI)

Processo: 00/02983-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2000
Vigência (Término): 31 de maio de 2001
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica Estelar
Pesquisador responsável:Emilia Correia
Beneficiário:Fernando Gonçalves Gardim
Instituição-sede: Centro de Radioastronomia e Aplicações Espaciais. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Astrofísica solar   Erupção solar   Raios X   Polarímetro   Rádio-Observatório de Itapetinga   Sol

Resumo

O projeto visa a análise e interpretação dos dados obtidos com alta sensibilidade e resolução temporal com o rádio polarímetro de 7 GHZ do ROI. Será feita a análise do comportamento diário do componente de variação lenta do sol (componente s), para se definirem critérios de previsão de atividade solar a curto e médio prazo. Também será feita a análise das variações temporais rápidas na intensidade e grau de polarização durante as explosões, em conjunto com dados obtidos em outras bandas de energia por outros observatórios e/ou satélites, para se determinar as condições de contorno para os mecanismos de liberação de energia. Temos interesse especial na análise de eventos obtidos conjuntamente em altas frequências com o experimento SST e com a grande antena do ROI paralelamente a análise dos dados será criado um banco de informações que conterá as observações diárias e os eventos observados em formato GIF, que será disponibilizado a toda a comunidade de física solar através da home page do CRAAE/CRAAM. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)