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Educação, ética e liberalismo sob a perspectiva de Rousseau: por uma sociedade do contrato

Processo: 04/07969-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2004
Vigência (Término): 30 de setembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carlota Josefina Malta Cardozo dos Reis Boto
Beneficiário:Ana Carolina Theodoro
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Liberalismo   Ética (filosofia)   História da educação   Filosofia da educação   Política social
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Etica | Filosofia Da Educacao | Historia Da Educacao | Liberalismo | Pensamento Pedagogico | Politica Social

Resumo

O presente projeto tem por propósito analisar, a partir de contextualização histórica e filosófica, a expressão pedagógica do liberalismo moderno. Para tanto, dispõe-se a refletir acerca de escritos filosóficos e pedagógicos de pensadores da ilustração francesa, mais particularmente Jean-Jacques Rousseau. Embora não se considerasse um iluminista, em virtude de desconfiar do progresso trazido à sociedade pelas ciências e pelas artes, Rousseau redigiu o tratado que maior impacto produziria na história do pensamento pedagógico: 'Emílio, ou da educação'. (AU)

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