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Análise do conceito de cidadania para professores do ensino fundamental: implicações para o desenvolvimento de comportamento pró-ético

Processo: 05/60714-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2006
Vigência (Término): 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Maria Flavia Frajacomo Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Habilidades sociais   Formação de professores

Resumo

O conceito de cidadania não deve ficar restrito à aquisição de direitos. Assim, deve envolver questões políticas e filosóficas de uma sociedade, necessitando a participação de todos os indivíduos que a compõe. O conceito de cidadania, então, se modifica com as próprias transformações da sociedade. De uma forma dialética, o homem transforma o seu ambiente e se transforma. Estas práticas devem estar voltadas para os próprios bens do indivíduo, para os bens dos outros e de uma forma mais abrangente, para o bem da cultura. A educação, então, se faz presente como uma forma de resgatar a cidadania e a participação social, e, de uma "forma mais abrangente de se defender o bem da cultura. Nessa perspectiva, o presente projeto tem como objetivo analisar o conceito de cidadania, de forma comparativa, para os professores de uma EMEF da cidade de Bauru que passaram pelo processo de capacitação de habilidades sociais contido no projeto "Ensino fundamental, aprendizagem e desenvolvimento: um aporte da Psicologia à construção da cidadania" (projeto de pesquisa em andamento para a Fapesp 2004/14157-0) e para professores da mesma EMEF que não passaram por esse processo de capacitação. (AU)

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