Bolsa 05/55642-0 - Estrutura de aeronaves, Análise não linear de estruturas - BV FAPESP
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Análise de estruturas aeronáuticas

Processo: 05/55642-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Sergio Persival Baroncini Proenca
Beneficiário:Adriano Phoenix Sant Anna
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estrutura de aeronaves   Análise não linear de estruturas   Método dos elementos finitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Nao Linear De Estrut. | Estruturas Aeronauticas

Resumo

O projeto relaciona-se à simulação e análise do comportamento estático e dinâmico de estruturas aeronáuticas. Numa concepção bastante geral, as estruturas das asas, por exemplo, podem ser formadas pelo arranjo de elementos estruturais de barra de seção delgada, placas e casca. Além disso, em algumas regiões da estrutura podem ser empregadas placas do tipo sanduíche em material composto. O método dos elementos finitos é uma ferramenta de emprego corrente nas análises estruturais. Entre os programas disponíveis para análise estrutural, e que possuem recursos adequados para a análise de estruturas aeronáuticas, estão o ANSYS-DYNA e o LS-DYNA. Neste projeto, a partir de exemplos selecionados de arranjos estruturais com os elementos descritos, pretende-se empregar aqueles programas para realizar análises lineares e não-lineares. Nas análises deverá ser levado em conta, quando necessário, o comportamento não-linear motivado por variações de geometria, vinculação e da resposta de materiais, tratando-se de situações de interesse prático. O emprego de material composto deverá ser considerado. A consideração de cada um dos aspectos mencionados será feita explorando-se os diferentes recursos proporcionados pelos programas de cálculo. Pretende-se que os resultados dos vários testes numéricos a serem realizados possam fornecer subsídios para a melhor interpretação dos fenômenos envolvidos, além de atender ao objetivo de complementar a formação conceitual dos alunos bolsistas. (AU)

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