Busca avançada
Ano de início
Entree

Cartografia das instituições de assistência social a crianças e a adolescentes na cidade de Marília

Processo: 08/50674-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2008
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Abílio da Costa Rosa
Beneficiário:Sílvio José Benelli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Assistência social   Adolescentes   Crianças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Analise Institucional | Criancas | Instituicoes Assistenciais | Politicas Publicas | Psicologia Social

Resumo

Pretendemos cartografar as condições das instituições de assistência social a infância e a adolescência consideradas em "situação de risco pessoal e social" na cidade de Marília, município do interior do Estado de São Paulo, utilizando o instrumental da análise institucional. Inicialmente, estudaremos a dinâmica de funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social, participando de suas atividades. Em seguida a partir da análise documental contida nos arquivos desses Conselhos, buscaremos construir um mapa das instituições assistenciais voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes, tais como ONG's e outros estabelecimentos filantrópicos. Numa etapa posterior, pretendemos visitar algumas dessas instituições assistenciais e, por meio da observação participante e de entrevistas semi dirigidas buscaremos estudar os modos de funcionamento desses estabelecimentos assistenciais. O conjunto de dados obtidos por meio da participação nos Conselhos, da análise documental, das observações de campo e das entrevistas semi dirigidas nos permitirá compreender a estrutura, modo de funcionamento, efetividade, principais problemas e desafios, bem como o sentido predominante da produção social dessas instituições em termos éticos. Os resultados dessa pesquisa possibilitarão que as próprias instituições assistenciais problematizem suas práticas e discursos e também oferecerão dados para orientar os gestores municipais e demais autoridades na implementação de políticas mais efetivas voltadas para o atendimento da infância e adolescência do município. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVIO JOSÉ BENELLI; ABÍLIO DA COSTA-ROSA. Dispositivos institucionais filantrópicos e socioeducativos de atenção à infância na assistência social. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 30, n. 2, p. 283-301, . (08/50674-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.