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Investigacao da dinamica da esteira de um cilindro oscilando.

Processo: 10/50890-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2010
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:José Augusto Penteado Aranha
Beneficiário:Rafael dos Santos Gioria
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica dos fluidos computacional

Resumo

Coloco aqui, resumidamente, os tópicos da proposta de pesquisa para pós-doutorado. Estes tópicos são revisados e detalhados na proposta anexa. Um avanço direto da pesquisa é o estudo do efeito das tridimensionalidades nas grandezas integrais do escoamento, grandezas que podemos medir experimentalmente com facilidade. Isso pode ser feito através de simulações numéricas diretas comparando simulações bidimensionais com tridimensionais de cada modo obtido da análise de estabilidade realizada na tese do proponente. Também serão feitas simulações tridimensionais completas para averiguar a persistência das características das instabilidades obtidas na análise de FLoquet. Destas simulações extraem-se informações como série temporal de coeficientes de sustentação CL e de arrasto CD, diferenças de fase entre movimento do cilindro e sustentação, que são importantes em vibrações induzidas por vórtices. Ainda como extensão do efeito da oscilação do cilindro sobre a transição da esteira, não foi investigado situações na região próxima aos limites da fronteira de sincronização da esteira com o movimento do cilindro. Sabe-se que as tridimensionalidades têm relevância no levantamento da fronteira de sincronização através de comparação das fronteiras de sincronização de escoamentos bidimensionais e tridimensionais através de simulações numéricas. Propõem-se ainda simulações numéricas com método de alta ordem de vibração induzida por vórtices com fim de levantamento da curva de amplitude de oscilação por velocidade reduzida. (AU)

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