Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo das aferencias da substancia cinzenta periaquedutal ativadas pela leptina.

Processo: 01/02282-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2001
Vigência (Término): 31 de outubro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Carol Fuzeti Elias
Beneficiário:Silvana Pacheco Baddini
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/03490-0 - Estudo das conexões do núcleo pré-mamilar ventral responsivas a leptin circulante: relação entre o estado nutricional e o comportamento reprodutivo, AP.JP
Assunto(s):Hipotálamo   Reprodução   Leptina   Lordose   Comportamento alimentar

Resumo

O comportamento reprodutivo está diretamente relacionado ao estado nutricional do indivíduo. Os mecanismos pelos quais o estado nutricional atua como fator permissivo para o comportamento reprodutivo não são conhecidos. Leptina é um hormônio secretado pelo tecido adiposo branco responsável por informar o sistema nervoso central acerca do estado nutricional do indivíduo. A total ausência de leptin ou de seu receptor induzem à obesidade mórbida, diabetes, infertilidade e diversas disfunções neuroendócrinas. Administração endovenosa de leptina induz a expressão da proteína Fos no sistema nervoso central em áreas hipotalâmicas relacionadas ao controle do balanço energético e ao comportamento reprodutivo. A Substância Cinzenta Periaquedutal (SCP) localizada no tronco encefálico, recebe extensas projeções do hipotálamo tendo sido relacionada a controle de processos autonômicos e comportamentais complexos. A coluna ventro-lateral da SCP participa do comportamento de lordose na fêmea e recebe inervação de áreas hipotalâmicas responsivas à leptina circulante, incluindo o núcleo pré-mamilar ventral. Esse projeto visa, portanto, determinar as aferências da SCP ativadas pela, leptina circulante através de injeção de traçadores neuronais e administração endovenosa de leptina, visando colaborar com a compreensão dos mecanismos pelos quais o estado nutricional do indivíduo pode interferir no controle do comportamento reprodutivo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PACHECO, SILVANA DA SILVA; RONDINI, TATIANE ARAUJO; BITTENCOURT, JACKSON CIONI; ELIAS, CAROL FUZETI. Neurons expressing estrogen receptor alpha differentially innervate the periaqueductal gray matter of female rats. Journal of Chemical Neuroanatomy, v. 97, p. 33-42, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.