Busca avançada
Ano de início
Entree

Mastite ovina causada por Staphylococcus aureus: prevalência e perfis de resistência

Processo: 08/11034-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luiz Francisco Zafalon
Beneficiário:Katheryne Benini Martins
Instituição Sede: Embrapa Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mastite animal   Leite   Cordeiros   Staphylococcus aureus   Resistência a medicamentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cordeiros | diagnóstico | Leite | Mastite

Resumo

A mastite é conhecida como o processo inflamatório da glândula mamária e existem poucos trabalhos no Brasil relacionando-a com rebanhos de ovinos de corte. A presença de mamas com mastite e sua influência sobre o ganho de peso de cordeiros e sobre a saúde do animal doente é um assunto relevante aos criadores de ovinos. Além disso, o estudo dos principais agentes etiológicos infecciosos da doença é de importância para o conhecimento de aspectos epidemiológicos da sua forma clínica e subclínica. Este trabalho investigará a participação de Staphylococcus aureus na etiologia da mastite ovina e os seus respectivos perfis de resistência a diversos antimicrobianos, com respectiva investigação da presença do gene mecA nas amostras bacterianas resistentes à oxacilina. As amostras de leite serão colhidas de mamas reagentes ao California Mastitis Test (CMT) e de mamas com mastite clínica para posterior identificação da etiologia infecciosa da doença e a avaliação da sensibilidade antimicrobiana in vitro dos microrganismos isolados. S. aureus é um microrganismo de interesse em saúde pública, devido às toxinas produzidas e que podem estar relacionadas a intoxicações alimentares, além das características de multirresistência das amostras resistentes à oxacilina. Acredita-se que os resultados obtidos possam contribuir para a implementação de medidas posteriores, que sejam eficazes na prevenção e no controle da mastite ovina em rebanhos de corte, possibilitando a adoção de esquemas de tratamento e profilaxia adequados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUIZ FRANCISCO ZAFALON; JOSIR LAINE APARECIDA VESCHI; KATHERYNE BENINI MARTINS; RAUL COSTA MASCARENHAS SANTANA. OCORRÊNCIA DE MASTITE SUBCLÍNICA OVINA DURANTE DUAS LACTAÇÕES CONSECUTIVAS EM REBANHO DA RAÇA SANTA INÊS. Ciênc. anim. bras., v. 16, n. 1, p. 116-124, . (07/56558-9, 08/11034-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.