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Processo: | 04/06930-0 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Iniciação Científica |
Vigência (Início): | 01 de novembro de 2004 |
Vigência (Término): | 30 de junho de 2007 |
Área do conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes |
Pesquisador responsável: | Lisbeth Ruth Rebollo Goncalves |
Beneficiário: | Araceli Barros da Silva Jellmayer Bedtche |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Arte brasileira Crítica de arte |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arte Abstrata | Arte Brasileira | Critica De Arte | Decadas De 1950-1960 |
Resumo O projeto tem por objetivo estudar a contribuição de Antonio Bento de Araújo Uma (1902-1988) jornalista, escritor e crítico de arte, através da análise de seus textos e documentos. O método adotado será digitar o material reunido, promovendo o fichamento do conteúdo (abstract e palavras chaves) para análise sistematização desse mesmo conteúdo. Será estudado em especial o trabalho do crítico junto a ABCA e sua contribuição no debate sobre a abstração centrando-se o estudo portanto nos decênios 1950 e 1960 No Brasil, em São Paulo e no Rio, as mudanças relacionadas com as artes plásticas tiveram início por volta de 1947. Foram fatos relevantes do período a criação do Museu de Arte de São Paulo por Assis Chateaubriand e em 1948 o Museu de Arte Moderna de São Paulo por Francisco Matarazzo Sobrinho, ano que também foi fundado o Museu de Arte Moderna do Rio, e ainda, em 1951 a fundação da Bienal de São Paulo, no âmbito do MAM/MASP. É nesse contexto, que a posição crítica de Antonio Bento preparava o público para as transformações e debates em tomo da arte abstrata, revelando sua influência como formador de opiniões e mediador na difusão das artes visuais. A metodologia será a dos critérios utilizados pela arquivologia, no que diz respeito à ordenação dos documentos. O exercício de analise se apoiará na História da Arte e da Crítica. (AU) | |
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