Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise genética e epigenética de genes homeobox em carcinoma epidermóide de boca.

Processo: 09/06521-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2010
Vigência (Término): 30 de junho de 2011
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Fabio Daumas Nunes
Beneficiário:Flávia Caló de Aquino Xavier
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia (FO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Patologia bucal   Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR)   Neoplasias bucais   Genes homeobox   Metilação

Resumo

Os genes homeobox atuam com reguladores da morfogênese e diferenciação celular embrionária, admitindo-se a possibilidade de sua expressão anormal participar na progressão de tumores. Estudos preliminares em nosso laboratório verificaram a participação de alguns genes homeobox em carcinoma epidermóide de boca, buscando determiná-los como marcadores de agressividade. Os genes HOXD10, HOXD11, IRX4, ZHX1 e PROX1 demonstraram diferenças na expressão de mRNA em tecidos tumorais em relação a suas margens, e ainda em tumores de maior ou menor agressividade, dependendo do gene, o que pode estar associado com a função de oncogenes para alguns, ou com o silenciamento da função supressora tumoral para outros. Assim, sabendo-se que alterações associadas à carcinogênese compartilham eventos de amplificação genômica e silenciamento de genes supressores tumorais por metilação, o presente trabalho tem como objetivo estender o estudo dos genes homeobox supracitados através de análise genética e epigenética em carcinomas epidermóides de boca, a fim de correlacionar essas informações com os achados de expressão de transcritos, bem como com o comportamento clínico da neoplasia. Os resultados prévios ainda mostraram baixos níveis de expressão do gene HOXC13 entre as amostras de tumores e margens, sugerindo que este gene desempenhe função na manutenção da arquitetura tecidual, o que também motiva o seu estudo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AQUINO XAVIER, FLAVIA CALO; DE SOUZA SETUBAL DESTRO, MARIA FERNANDA; ESTEVES DUARTE, CARINA MAGALHAES; NUNES, FABIO DAUMAS. Epigenetic repression of HOXB cluster in oral cancer cell lines. ARCHIVES OF ORAL BIOLOGY, v. 59, n. 8, p. 783-789, . (09/06521-7, 10/08720-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.