Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre as formas de estudar e aprender de alunos Prouni: investimento e estratégias na constituição de acervo pessoal

Processo: 08/53227-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2008
Vigência (Término): 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Luiz Percival Leme Britto
Beneficiário:Edineuza Oliveira Silva
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade de Sorocaba (UNISO). Sorocaba , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino superior   Conhecimento   Programas e projetos educacionais   Programa Universidade para Todos (PROUNI)   Estudantes universitários   Aluno bolsista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acervo Pessoal | Aluno Prouni | Conhecimento | Educacao Superior | Formas De Estudar E Aprender | Ies Periferica

Resumo

A atual conformação da Educação Superior no Brasil, em sintonia com as políticas educacionais mais gerais e com a mercantilização do ensino - que, transformado em mercadoria, não tem como ser exercido de direito não apenas desconsidera a mister formativa, como reforça a submissão da educação aos princípios da competição e do pragmatismo. Esta situação corrobora para a inserção na Educação Superior de um número expressivo de estudantes oriundos de segmentos sociais que até há pouco não alcançavam este nível de educação, o que implica mais que uma simples mudança quantitativa da população universitária. O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender o modo como estudantes universitários bolsista PROUNI de IES periférica ("IES periférica' implica o tipo de instituição e o lugar relativo que ocupa no campo da Educação Superior) compreendem e se relacionam com o conhecimento, especialmente no que concerne o investimento e as estratégias utilizados na constituição de acervo pessoal como suporte de estudo e de trabalho. Este estudo se insere em um projeto maior de pesquisa "Cultura escrita e formação universitária" e se articula com outros dois estudos aos quais se analisam: a postura epistemológica e percepção de autoria e as formas de estudo em grupo, seus efeitos na produção e aquisição de conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)