Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade e toxicidade de novos materiais e processos para o desenvolvimento de stentes eluidores de oxido nitrico.

Processo: 03/07055-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2003
Vigência (Término): 31 de outubro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Marta Helena Krieger
Beneficiário:Silvia Mika Shishido
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Citotoxicidade   Técnicas in vitro   Óxido nítrico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodisponibilidade De No | Citotoxicidade | Ensaios In Vitro | Oxido Nitrico | Reestenose | Stent Eluidor De Drogas

Resumo

Reestenose é o problema clínico limitante no tratamento invasivo das lesões de aterosclerose. Stentes eluidores de drogas têm emergido como um procedimento efetivo para prevenção da reestenose após a angiosplatia coronariana arterial. Contudo, a reestenose intra-stent ainda permanece como um problema altamente significativo após a intervenção vascular percutânea. A molécula gasosa de óxido nítrico (NO) produzida no endotélio e outras fontes promove vários efeitos regulatórios e anti-proliferativos. O uso terapêutico do NO - contudo, torna-se limitada devido a sua baixa meia-vida e a sua alta reatividade e instabilidade química. A incorporação em compostos capazes de controlar a liberação de NO, seja em matrizes poliméricas ou diretamente aderidas à superfície metálica do stent, constitui-se de uma estratégia bastante promissora para contornar estas limitações. O objetivo primário de nosso grupo de pesquisa interdisciplinar, no qual este projeto se insere, é desenvolver um stent eluidor de NO. Os objetivos específicos do presente projeto de pesquisa são os de desenvolver ensaios in vitro para avaliar a eficácia e a margem de segurança por meio de testes com biomateriais e compostos doadores de NO, bem como para avaliar os procedimentos de incorporação em matrizes poliméricas ou diretamente à superfície metálica de stentes eluidores de... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SORRAGI, CLAUDIA DE LOURDES; SHISHIDO, SILVIA MIKA; LEMOS, MARIA EDWIGES; MARCONDES, SISSI; ANTUNES, EDSON; KRIEGER, MARTA H.. In vitro evaluation of the safe margin, antithrombotic and antiproliferative actions for the treatment of restenosis: Nitric oxide donor and polymers. Cell Biochemistry and Function, v. 29, n. 3, p. 207-214, . (03/07055-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.