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A música de Antonio Pinto nos filmes da retomada

Processo: 08/55820-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Claudiney Rodrigues Carrasco
Beneficiário:Samuel Henrique Pedrozo Ferrari
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema brasileiro   Trilha sonora de filmes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Filmica | Antonio Pinto | Cinema Brasileiro | Retomada | Trilha Musical | Trilha Sonora

Resumo

A presente pesquisa teve por finalidade estudar a música de Antonio Pinto nos seguintes filmes: Menino Maluquinho - O Filme (Helvécio Ratton), 1994; Central do Brasil (Walter Salles), 1998; Menino Maluquinho 2 - A Aventura (Fernando Meireles), 1998; O Primeiro Dia (Walter Salles), 1998; Abril Despedaçado (Walter Salles), 2001; Cidade de Deus (Fernando Meireles), 2002; Collateral (Michael Mann), 2004; Lord of War (Andrew Niccol), 2005; 10 Items or Less (Brad Silberling), 2006; Cidade dos Homens (Paulo Morelli), 2007; Love in the Time of Cholera (Mike Newell), 2007 e Perfect Stranger (James Foley); 2007. Diante da escassez de trabalhos sobre trilha musical em português e a inexistência de trabalhos específicos sobre a música de Antonio Pinto, o presente trabalho pretende preencher parte desta lacuna estudando a utilização de material musical recorrente, o uso de estruturas recorrentes (melódicas, rítmicas e harmônicas) e, principalmente, a relação da música de Antonio Pinto com o trabalho de diretores brasileiros, desde 1994 até os dias de hoje, e também um estudo comparativo entre sua produção nacional e internacional. É importante ressaltar aqui que, devido a aquisição das partituras, o enfoque do trabalho foi dado aos filmes que possuem algum registro escrito de sua música, ou seja, a partitura orquestral. A todos os outros filmes foi dada atenção de uma maneira que seja possível contextualizar a obra de Antonio e ter uma visão micro e macroestrutural de suas trilhas, mas guardadas suas devidas proporções. Todas as cues foram mapeadas e catalogadas, algumas transcritas, estudadas no seu sentido puramente musical e depois sua associação a uma determinada personagem, situação, ou mesmo a toda arquitetura dramática; foram confeccionadas tabelas com as entradas e saídas de música ao longo da filmografia informando a sequência, a entrada e a minutagem de cada cue como forma de sintetizar os dados coletados. (AU)

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