Bolsa 00/04523-8 - Identidade cultural, Intercâmbio cultural - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Imagens Waiãpi: impressão e expressão estética na experiência fotográfica e audiovisual

Processo: 00/04523-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2000
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2001
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Marina Dias Weis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Identidade cultural   Intercâmbio cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao Cultural | Estetica | Expressao | Identidade | Imagem | Intercambio

Resumo

Projeto de pesquisa etnografica enfoca a elaboração do conceito de imagem referente ao vídeo e a fotografia pelos índios Waiãpi (Amapá). A pesquisa visa observar a apreensão estética das obras fotográficas e audiovisuais pela etnia em questão, assim como a expressão própria desse grupo ao realizarem sua própria obras audiovisuais (que já vem sendo realizadas por cinegrafistas Waiãpi). O objetivo de nosso projeto é compreender a dinâmica cultural que possibilita a apropriação e significação' dos instrumentos e produtos "brancos" pelos índios. O trabalho etnográfico em área indígena possibilita acompanhar a elaboração de um conceito de imagem que, simultaneamente está inserido no universo cosmológico Waiãpi, e que acrescenta novos significados e maneiras de compreenderem a si mesmos e ao outro, brancos, brasileiros, estrangeiros ou índios. Esse projeto se insere na pesquisa temática "Sociedades Indígenas e Suas Fronteiras" por enfocar as relações de contato e a elaboração de identidades culturais que se criam em tais relações. O vídeo, assim como a fotografia, vêem tendo um papel fundamental nessa construção de relações culturais, econômicas e políticas, por esse motivo, nos parece indispensável ampliarmos a compreensão do significado desses meios para outras culturas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)