Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao entre urticaria cronica e tireoidite de hashimoto.

Processo: 07/54859-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2008
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2010
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Gláucia Maria Ferreira da Silva Mazeto
Beneficiário:Henrique Costa Penatti
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Tireoide De Hashimoto | Urticaria Cronica | Urticaria Cronica Idiopatica

Resumo

Contexto: A associação entre Urticária Crônica (UC) e auto-imunidade tireoidiana tem sido assunto debatido em vários estudos, embora o mecanismo pelo qual se dá essa associação ainda seja pouco compreendido. A tireoidite de Hashimoto, quando comparada às demais tireopatias auto-imunes, ocupa posição de destaque, graças à observação da presença de anticorpos anti-tireoglobulina (anti-TG) e anti-peroxidase tireódea (anti-TPO) em porcentual expressivo dos pacientes com UC, particularmente naqueles com a forma chamada "idiopática" (UCI). Além disso, também a prevalência de disfunção tireóidea parece ser maior nos pacientes com UCI. Objetivos: Verificar a relação entre tireopatias, com ênfase na tireoidite de Hashimoto, e Urticária Crônica Idiopática. Metodologia: Por meio de análise retrospectiva, serão verificados os prontuários médicos de cerca de 300 pacientes com UC acompanhados no Ambulatório de Alergia Dermatológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Procurar-se-á selecionar os casos com UCI, anotando-se os resultados-das dosagens plasmáticas de tireotrofina, tiroxina livre e anticorpos anti-TPO e anti-TG, exames estes rotineiramente solicitados no referido ambulatório. Por meio da análise destes resultados, os casos serão classificados como portadores ou não de tireopatia. Dentre os portadores, serão selecionados aqueles com evidências de doença auto-imune da tireóide e aqueles com disfunção (hiper ou hipotireoidismo). Procurar-se-á então analisar a presença de associação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRITO GONCALVES MISSAKA, RUY FELIPPE; PENATTI, HENRIQUE COSTA; CAVARIANI SILVARES, MARIA REGINA; NOGUEIRA, CELIA REGINA; FERREIRA DA SILVA MAZETO, GLAUCIA MARIA. Doença autoimune da tireoide como um fator de risco para angioedema em pacientes com urticária crônica idiopática: um estudo caso-controle. São Paulo Medical Journal, v. 130, n. 5, p. 294-298, . (07/54859-1, 07/54860-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.