Busca avançada
Ano de início
Entree

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE LIGAS AMORFAS DE GRANDE VOLUME DO SISTEMA Cu-Zr-Al

Processo: 10/05856-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2010
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Claudio Shyinti Kiminami
Beneficiário:Francisco Gil Coury
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:05/59594-0 - Propriedades de ligas metálicas amorfas, metaestáveis e nano-estruturadas, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):12/21424-0 - Caracterização de amostras do sistema CuZrAl por microscopia eletrônica, BE.EP.IC
Assunto(s):Solidificação   Solidificação rápida   Metais amorfos

Resumo

Por mais de uma década e meia o grupo de pesquisa em materiais metálicos amorfos e nacristalinos do DEMA-UFSCar tem desenvolvido diversas composições de ligas com alta capacidade de formação de fase amorfa. Nesse trabalho estiveram e estão sempre presente o desafio do desenvolvimento de procedimentos e processos que permitam a produção de amostras de grande volume (em dimensões de milímetros) com a composição química exata ao especificada e com a imposição de altas taxas de resfriamento em todo o volume. O presente plano de trabalho do aluno de Iniciação Científica se insere dentro de projeto que tem como objetivo o desenvolvimento de novas composições com alta capacidade de formação de estrutura amorfa no sistema Cu-Zr-Al; e tem como foco o desenvolvimento da técnica adequada de processamento por fundição em coquilha dessas novas composições. Para tanto se propõe como plano de trabalho de IC o desenvolvimento de metodologia para elaboração das ligas com composições especificadas e o desenvolvimento de metodologia de processamento por coquilhamento para produção de amostras em dimensões de milímetros. As ligas que serão objetos do estudo tiveram as suas composições selecionadas aplicando ferramentas semi-empíricas desenvolvidas pelo próprio grupo do DEMa-UFSCar que são baseadas em critérios de instabilidade topológica e diferença media de eletronegatividade; essas composições, em estudos já realizados, se mostraram capazes de formação de estrutura amorfas quando processadas sob altíssimas taxas de resfriamento (106K/s) em forma de fitas com algumas dezenas de microns. O presente plano de trabalho está inserido dentro do escopo do projeto "Propriedades de ligas metálicas amorfas, metaestáveis e nano-estruturadas", FAPESP-Temático, Proc. n. 2005/59594-0.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COURY, F. G.; BOTTA, W. J.; BOLFARINI, C.; KIMINAMI, C. S.; KAUFMAN, M. J.. The role of yttrium and oxygen on the crystallization behavior of a Cu-Zr-Al metallic glass. Journal of Non-Crystalline Solids, v. 406, p. 79-87, . (12/21424-0, 10/05856-2)
COURY, F. G.; BOTTA, W. J.; BOLFARINI, C.; KIMINAMI, C. S.; KAUFMAN, M. J.. The effect of oxygen on the microstructural evolution in crystallized Cu-Zr-Al metallic glasses. INTERMETALLICS, v. 65, p. 51-55, . (10/05856-2, 12/21424-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.