Busca avançada
Ano de início
Entree

Cultura de tecidos em mogno(swietenia macrophylla king.) e pau-brasil (caesalpinia echinata lam.): organogenese in vitro.

Processo: 03/05510-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Silvicultura
Pesquisador responsável:Adriana Pinheiro Martinelli
Beneficiário:Mayra Faion
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Caesalpinia echinata   Mogno   Cultura de tecidos

Resumo

No Brasil, grande parte do comércio de madeiras de lei é baseado na exploração direta de florestas nativas, provocando grandes desmatamentos e riscos de extinção para inúmeras espécies de grande potencial madeireiro e econômico. Uma dessas espécies é o Mogno, tido de maior valor madeireiro e explorado de maneira predatória na região norte do Brasil. Várias tentativas frustradas foram realizadas visando o plantio em larga escala desta espécie, mas problemas como o ataque de uma lagarta, Hypsipylla grandella (Lepdoptera: Pyralidae), inviabilizaram todas as tentativas. Outra espécie nativa é o pau-brasil (Caesalpinia echinata Lam), que foi o principal produto na época do descobrimento do Brasil, e atualmente apresenta grande potencial ornamental e de produção de instrumentos musicais como violinos. Poucos trabalhos são encontrados na literatura que ajudem a resolver problemas silviculturais para o plantio efetivo dessas espécies. Neste caso, nosso objetivo é iniciar estudos de cultivo in vitro dessas espécies, que podem, no futuro, colaborar na compreensão de aspectos da fisiologia dessas espécies, contribuir para a conservação ex situ e em programas de melhoramento genético das mesmas. Para atingir os objetivos, pretende-se introduzir explantes de seedlings germinados in vitro, ou em casa de vegetação, visando o desenvolvimento de protocolos de organogênese in vitro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)