Busca avançada
Ano de início
Entree

Educacao sociocentrica em neurologia - o planejamento de ensino em neurologia, embasado em conteudo tematico sociocentrico, pode prejudicar o desempenho em concursos?

Processo: 02/05330-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:João Eliezer Ferri-De-Barros
Beneficiário:Mariana Abraham
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde de Taubaté. Universidade de Taubaté (UNITAU). Taubaté , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação de desempenho   Educação médica

Resumo

Introdução e Justificativa: O planejamento de ensino em Neurolgia na UNITAU elege um conteúdo temático sociocêntrica, com objetivo principal de formar generalistas. Tal conteúdo temático interfere no desempenho dos alunos em concursos. Objetivo: Avaliar se o conteúdo sociocêntrico planejado pára a Educação em Neurologia da Faculdade de Medicina da UNITAU prepara o. aluno para provas de Residência Médica e Provão. Plano de Trabalho e Cronograma: Elaborar uma prova para avaliar o desempenho dos alunos da UNITAU em exames de Residência Médica e Provão. Nos primeiros seis meses a prova e a maneira de aplicá-la serão elaboradas. Os outros seis meses seguintes serão utilizados para aplicar a prova e avaliar os resultados. Casuística, Material e Método: Dentre as provas de Residência Médica entre 1993-2001, será escolhida uma com questões de múltipla escolha. Esta prova será geral (com questões de todas as áreas e incluirá cerca de 15 questões de Neurologia, retiradas das provas de Residência Médica e Provões de 99, 00 e 01). A prova será aplicada a alunos do quarto, quinto e sexto anos do curso de graduação em Medicina da UNITAU. Os resultados serão analisados comparando-se os acertos em todas as disciplinas, com aqueles obtidos na área Neurologia; poderão também ser comparados com os dados dos ex-alunos nos exames de Residência Médica nos anos de 1993-1996 e com os resultados dos alunos nos Provões de 99, 00 e 01. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)