Busca avançada
Ano de início
Entree

A expansão econômica concêntrica e seus impactos: Piracicaba e o complexo canavieiro no período 1930-1975

Processo: 95/09100-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 1996
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1996
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Pedro Ramos
Beneficiário:Renata Fioroni
Instituição-sede: Centro de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):História econômica   Desenvolvimento econômico   Atividade econômica   Impactos sociais   Industrialização   Piracicaba (SP)

Resumo

A pesquisa busca analisar a expansão, as articulações e os impactos sociais das atividades econômicas do município de Piracicaba, tendo em conta que tal expansão guardou, no período de 1930 a 1975, uma característica básica: esteve centrada e comandada pelo complexo canavieiro, que constitui um conjunto de produções agrícola e industriais, o qual passou por uma grande expansão no período, já que se constituía em uma das principais produções alternativas ou substitutivas ao complexo cafeeiro paulista, que sofreu o impacto da crise de 1929. Além disso, procura-se analisar as implicações do importante processo de industrialização que o município viveu, o qual foi centrado nas atividades metal-mecânicas, comandada por um único grupo econômico que tinha no complexo canavieiro seu exclusivo mercado. No final do período, passou a ocorrer uma diversificação industrial que atenderá outros mercados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)