Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de narrativas terapeuticas na investigacao do imaginario de maes, pais, filhos e profissionais de saude sobre o cuidado materno e como estrategia de transformacao de ideias preconceituosamente concebidas.

Processo: 07/58981-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 30 de junho de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Tania Maria José Aiello Vaisberg
Beneficiário:Tania Mara Marques Granato
Instituição-sede: Faculdade de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Preconceito   Imaginário coletivo   Poder familiar   Narrativa   Psicanálise

Resumo

A partir do sofrimento de gestantes e mães com o qual temos trabalhado ao longo de quase uma década na ser e fazer/ser e criar do IPUSP, desenvolvemos uma prática clínica winnicottiana, voltada à maternidade, com o objetivo de oferecer atendimento psicológico a gestantes e mães que não tenham acesso a esse tratamento, seja por dificuldades pessoais, sociais ou culturais. Tendo em vista os benefícios dos encontros terapêuticos realizados na gestação e no pós-parto, em termos de facilitar o estabelecimento do cuidado materno saudável, assegurando ainda a sua continuidade no tempo, pretendemos expandir o uso de nossos conhecimentos para além de espaços estritamente clínicos, alcançando o cotidiano para beneficiar um maior número de pessoas. Diante de tal objetivo pretendemos pesquisar a potencialidade terapêutica de narrativas que, versando sobre temas de conflito presentes no cotidiano da experiência da maternidade, apresentem à nossa sociedade um quadro compreensivo do sofrimento materno e suas vicissitudes, além de desencadear mudanças nas relações sociais revestidas de pré-conceitos e melhor atendimento à saúde física e mental das mães. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)