Busca avançada
Ano de início
Entree

Os contos de fadas e as preferências infantis: o perfil dos leitores mirins de uma escola de séries iniciais de Presidente Prudente

Processo: 08/51053-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2008
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Renata Junqueira de Souza
Beneficiário:Caroline Sanchez Massuia
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Literatura infantojuvenil   Leitura   Conto de fadas   Formação de leitores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circulacao | Contos De Fadas | Formacao De Leitor | Leitura | Literatura Infantil

Resumo

Os contos de fadas tratam de temas que fazem parte da tradição de muitos povos, pois discutem questões universais. Além disso, exemplificam textos que são oferecidos às crianças em várias fases de suas vidas, da infância à vida adulta, permitindo a criação de novos mundos a partir de tais textos. A escola é o local onde o aluno terá contato com os contos de fadas. No entanto, pesquisas revelam o pouco uso de textos literários nas séries iniciais. Os professores deveriam apresentar aos seus alunos as versões originais dos contos de fadas, pois eles podem auxiliar na formação do leitor crítico. Quando a criança tem acesso ao conto de fadas em sua versão original, seus medos e anseios se amenizam e ela poderá se desenvolver melhor emocionalmente. O principal objetivo dessa pesquisa é saber, quais os contos de fadas os alunos de 1º a 4º séries conhecem e quais são seus preferidos. Para a seguir verificar, na biblioteca da escola - meio de circulação de livros -, quais versões desses contos estão disponíveis. Pretende-se ainda levantar as diferenças e semelhanças dos contos disponíveis na escola. Analisar e confrontar as diferentes versões será importante para perceber o perfil do aluno leitor em formação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)