Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise sensorial dos produtos semi-prontos para merenda escolar a partir de carne mecanicamente separada de tilapias do nilo (oreochromis niloticus).

Processo: 04/13534-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2005
Vigência (Término): 30 de junho de 2006
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Alessandra Lopes de Oliveira
Beneficiário:Fernando Marques Putrino
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Merenda escolar   Análise sensorial   Carne mecanicamente separada

Resumo

Este projeto visa à formulação de barrinhas e nuggets de peixe produzidos com carne de peixe mecanicamente separada. O objetivo principal será verificar a aceitação do consumidor frente às diferentes formulações. A equipe sensorial será composta por crianças brasileiras, estudantes do ensino médio e fundamental (consumidoras de merenda escolar). A análise sensorial será utilizada também como ferramenta a fim de definir a melhor formulação. Nesta análise será aplicado outro teste afetivo, teste de preferência do consumidor, cuja equipe sensorial será composta, não necessariamente pelos consumidores em potencial (crianças). No teste de preferência do consumidor serão avaliados sabor (gosto e aroma) e textura, como atributos. Definida a melhor formulação, o produto será então avaliado pelos consumidores de merenda escolar. O presente trabalho se insere no projeto: "Elaboração e avaliação de produtos semiprontos para merenda escolar a partir de carne mecanicamente separada de Tilápia do Nilo", CNPq (Processo nº 50.4027/2003-4). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)