Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da intervencao junto a equipe de enfermagem para prevencao do comportamento suicida.

Processo: 03/08850-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2003
Vigência (Término): 30 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Neury José Botega
Beneficiário:Diogo Gomes Reginato
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Suicídio   Atitudes   Treinamento de pessoal

Resumo

O treinamento da equipe de enfermagem em aspectos relacionados ao suicídio pode ser um recurso precioso na atenção dispensada às pessoas que se encontram sob risco de suicídio. Tal treinamento foi solicitado e é apoiado pela Superintendência do HC/UNICAMP. Objetivos: 1. Verificar se ocorrem mudanças de atitude em relação ao suicídio em membros da equipe de enfermagem, após terem feito um treinamento em aspectos relacionados ao risco de suicídio. 2. Verificar se ocorrem mudanças no padrão de solicitação de interconsultas rotineiramente encaminhadas ao serviço de psiquiatria do hospital. O estudo será realizado com todos os 762 profissionais das enfermarias. Um questionário de atitudes em relação à depressão será aplicado 1 mês antes, no momento do curso e um mês e dois meses após a realização de um curso especialmente desenvolvido para o treinamento em detecção de risco e intervenções de prevenção do suicídio. Resultados serão analisados por meio de testes de comparações múltiplas (MANOVA, regressão logística). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEURY JOSÉ BOTEGA; DIOGO GOMES REGINATO; SIDNEY VOLK DA SILVA; CARLOS FILINTO DA SILVA CAIS; CLAUDEMIR BENEDITO RAPELI; MARISA LÚCIA FABRÍCIO MAURO; JANAÍNA PHILLIPE CECCONI; SABRINA STEFANELLO. Nursing personnel attitudes towards suicide: the development of a measure scale. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 27, n. 4, p. -, Dez. 2005.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.