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Omissão de grafemas na escrita infantil

Processo: 09/05032-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Aline Simão Do Amaral
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Ortografia   Sílaba

Resumo

Temos como objetivos: (1) verificar se as omissões ortográficas ocorrem preferencialmente na sílaba como um todo ou em partes da sílaba; (2) em ambas as possibilidades, verificar se as omissões ocorrem preferencialmente em posições acentuadas ou em posições não-acentuadas de palavras; e (3) mais especificamente ainda, dentre as não-acentuadas, observar possíveis diferenças de comportamento das omissões entre sílabas pré-tônicas e pós-tônicas. Os dados serão selecionados de textos produzidos por crianças de cinco e seis anos, que freqüentavam, em 2007, o Pré III da Escola Municipal de Educação Infantil Raio de Sol da cidade de Marília (SP). Subsídios teóricos, provenientes de teorias que abordam aspectos fonético/fonológicos da sílaba, bem como teorias que investigam as relações entre esse aspectos e as convenções ortográficas serão mobilizadas para a análise dos dados.

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