Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da imersao em agua sobre a resistencia de uniao entre resinas para reembasamento e resinas para base de protese.

Processo: 02/13728-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2003
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Vergani
Beneficiário:Joice Goncalves
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOAr). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese parcial removível   Resistência de união (odontologia)   Reembasamento   Resinas acrílicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Imersao Em Agua | Protese Parcial Removivel | Reembasamento | Resinas Acrilicas | Resistencia De Uniao

Resumo

Um importante fator para a seleção dos materiais reembasadores é a união satisfatória entre a resina para base e o material reembasador. Entretanto, poucos estudos têm sido realizados para análise do efeito da imersão em água sobre a resistência de união entre a resina para base de prótese e a resina para reembasamento. Dessa forma, o objetivo deste estudo será avaliar o efeito da imersão em água sobre a resistência de união da interface entre resina para base de prótese e resina para reembasamento, por meio dos testes de cisalhamento. Para que esse estudo possa ser realizado, utilizaremos amostras confeccionadas a partir de duas resinas termo polimerizáveis utilizadas para base de prótese (Lucitone 550 e Acron MC) que serão unidas a duas resinas autopolimerizáveis para reembasamento imediato (Tokuso Rebase e Ufi Gel Hard). Os corpos-de-prova serão condicionados a duas situações experimentais: grupo controle - sem armazenamento em água e grupo experimental - armazenados por 30 dias em água. Todos os corpos-de-prova serão submetidos ao teste de resistência ao cisalhamento, diretamente sobre a união entre as duas resinas (para base de prótese e para reembasamento) a uma velocidade constante de 0,5 mm/min, sendo os valores obtidos em MPa. Após o teste, a interface entre as duas resinas acrílicas será analisada por meio de microscopia eletrônica de varredura para análise da superfície de união e determinação do tipo de falha. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VERGANI, CARLOS EDUARDO; SEO, ROSANGELA SEIKO; SANTOS NUNES REIS, JOSE MAURICIO; GIAMPAOLO, EUNICE TERESINHA; PAVARINA, ANA CLAUDIA; MACHADO, ANA LUCIA. Effect of Water Storage on the Shear Strength and Fatigue Limit of the Reline Resin Bond to Denture Base Resins. Journal of Adhesive Dentistry, v. 12, n. 4, p. 319-327, . (03/03278-8, 02/13728-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.