Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta biofotonica do organismo-teste daphnia similis quando exposto a substancia de referencia dicromato de potassio (k2cr2o7).

Processo: 07/51025-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Cristiano de Mello Gallep
Beneficiário:Daniella Cristina Batista
Instituição-sede: Centro Superior de Educação Tecnológica (CESET). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Limeira , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicologia

Resumo

As análises ecotoxicológicas com o organismo-teste Daphnia similis padronizadas pela ABNT-NBR12703, despontam atualmente como um dos mais significativos métodos de detecção da toxicidade real dos agentes contaminantes presentes na biota aquática. A prática destes testes, no entanto, demanda longo período para a realização dos ensaios, além da geração de alta quantidade de resíduos. O presente trabalho visa obter resultados representativos em tempo reduzido, com otimização da relação custo-benefício e diminuição da quantidade de resíduos gerados, quando comparado â norma anteriormente citada, através da resposta quimiluminescente do organismo-teste, Daphnia similis exposto à substância de referência Dicromato de Potássio (K2Cr2O7). As análises preliminares tiveram função de avaliar a sensibilidade do Tubo Fotomultiplicador (PMT) em detectar essa emissão biofotônica e os ensaios posteriores embasam-se no desenvolvimento de uma metodologia padrão desta análise. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)