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Revistas masculinas: construção dos mapas cognitivos da masculinidade contemporânea

Processo: 09/10958-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de outubro de 2009
Vigência (Término): 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Jornalismo e Editoração
Pesquisador responsável:José Luiz Aidar Prado
Beneficiário:Heloisa Brenha Ribeiro
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Masculinidade   Estudos de gênero   Identidade de gênero   Hipermídia   Mapas cognitivos   Revistas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gênero | Hipermídia | mapas cognitivos | Masculinidade | revistas masculinas | Comunicação e jornalismo

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os mapas cognitivos construídos pelas seis principais revistas masculinas brasileiras contemporâneas: Homem Vogue, Men's Health, Playboy, VIP, TRIP e Universo Masculino (UM). Entre as questões investigadas pela pesquisa estão: quais modalizações de ser, saber e dever fazer estas publicações prescrevem para o leitor se identificar? Qual é a "masculinidade" construída por essas revistas? Que especificidades da divisão de gêneros elas propõem? Como essas identidades de gênero se relacionam com o consumo? Serão feitas análises discursivas das reportagens e das capas das revistas masculinas, adotando metodologias de análise discursiva de base semiótica (Diana Barros), bem como teorias de autores que tematizam sobre contratos de comunicação (Marcia Benetti, Patrick Charaudeau) e discurso (Norman Fairclough). As reportagens e capas serão organizadas em módulos - [1] Corpo, saúde e bem-estar; [2] Sexualidade e relacionamento; [3] Moda e beleza; [4] Lazer, trabalho e sucesso e [5] Cultura - e serão tema de entrevistas com diferentes vozes da sociedade (especialistas críticos, representantes de movimentos sociais, produtores e consumidores dos discursos das revistas). Assim, a pesquisa realizará a desconstrução discursiva das revistas masculinas, contribuindo para o trabalho coletivo da pesquisa do Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa da PUC-SP . O resultado da pesquisa geral do Grupo será um DVD em hipermídia, dentro do qual constará esta pesquisa, incluindo uma contra-reportagem sobre o jornalismo segmentado das revistas masculinas.

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