Busca avançada
Ano de início
Entree

Psicologia das habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem: estudos de avaliacao.

Processo: 97/14669-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Zilda Aparecida Pereira Del Prette
Beneficiário:Aline Christina Torres
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Transtornos de aprendizagem   Psicologia educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Psicoeducacional | Competencia Social | Dificuldades De Aprendizagem | Ensino De Primeiro Grau | Habilidades Sociais | Psicologia Educacional

Resumo

O trabalho parte de questões conceituais e metodológicas pertinentes à avaliação de habilidades sociais, (HS) e da relação entre déficits, nessa área e dificuldades de aprendizagem, dada a escassez de estudos sobre essa relação em nosso meio e a falta de instrumentos de avaliação. O projeto tem como objetivos: a) elaborar instrumentos e procedimentos de avaliação do repertório de HS de crianças em fase inicial de escolarização, mais especificamente na 2ª série do primeiro grau; b) identificar semelhanças e diferenças, nesse repertório, entre crianças com e sem dificuldades de aprendizagem (DA); c) examinar correlações entre diferentes dimensões e medidas de HS; d) examinar a consistência entre as avaliações de HS efetuadas por professores, companheiros e os próprios alunos; e) elaborar um inventário de habilidades sociais para crianças em formato audiovisual (IHSC-AV). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)