Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adubacao organica em couve(brassica oleracea var.acephala), sobre a biologia, fertilidade e longevidade de brevicoryne brassicae (hemiptera:aphididae).

Processo: 03/12068-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcelo Francisco Arantes Pereira
Beneficiário:Rafael Major Pitta
Instituição-sede: Escola Superior de Agronomia Paraguaçu Paulista (ESAPP). Fundação Gammon de Ensino (FUNGE). Paraguaçu Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Adubos

Resumo

Com a intensificação da produção de brássicas, o pulgão Brevicoryne brassicae (Hemiptera: Aphididae) vem aumentando conjuntamente com as dificuldades para se controlar esse afídeo. Normalmente, o controle de pulgões é feito mediante repetidas aplicações de inseticidas, o que eleva o custo de produção e pode ocasionar contaminações do meio ambiente, além do que, por se tratar de hortaliças que são consumidas "in natura", o emprego de inseticidas preocupa os consumidores. Ultimamente, pesquisadores têm preocupado em desenvolver tecnologias de controle de pragas que consideram os princípios ecológicos, com potenciais de uso no Manejo Integrado de Pragas (MIP): Práticas como a adubação verde ou orgânica, a rotação e diversificação de culturas, e a não utilização de agrotóxicos e adubos químicos industrializados, entre outras, são imprescindíveis para a produção orgânica de crucíferas. Contudo, avaliar a, possível, influência de adubos orgânicos (esterco de bovinos, esterco de aves e húmus) sobre a biologia, fertilidade e longevidade do pulgão-da-couve B. brassicae em plantas de couve (Brassica oleracea var. acephala), é o objetivo deste trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)