Busca avançada
Ano de início
Entree

Salvia officinalis: constituintes químicos e avaliação do potencial anticariogênico

Processo: 09/17700-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 30 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Rodrigo Cassio Sola Veneziani
Beneficiário:Monique Rodrigues Moreira
Instituição Sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Salvia officinalis   Produtos naturais   Cárie dentária   Anti-infecciosos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:abietanos | potencial anticariogênico | Salvia officinalis | Produtos Naturais

Resumo

A cárie é uma doença de origem bacteriana que resulta na dissolução do esmalte dentário devido à ação de ácidos produzidos pelo processo de metabolismo bacteriano sobre os carboidratos fermentáveis da dieta. Ela atinge cerca de 97% dos brasileiros e, além de levar à perda dos dentes, pode ainda desencadear processos inflamatórios culminando em doenças como estomatites, gengivites, aftas e ainda outras de maior gravidade, como o câncer bucal. Utilizados como adjuvantes na prevenção desta patologia, os produtos de higiene bucal disponíveis não são totalmente satisfatórios devido à resistência microbiana e efeitos adversos relacionados aos seus componentes ativos. Assim, são necessárias investigações científicas visando a descoberta de novas substâncias anticariogênicas a serem incorporadas nestes produtos. Pertencente à família Lamiaceae e caracterizada como uma fonte de diterpenos do tipo abietano, a sálvia (Salvia officinalis) é muito cultivada em várias partes do mundo devido ao seu uso culinário e importância medicinal. Com relação a este vegetal, são reportadas na literatura várias atividades biológicas, tais como anti-inflamatória, antioxidante, espasmolítica, colinérgica e até mesmo para o controle do mal de Alzheimer. Porém, dentre todas estas atividades, destaca-se a antimicrobiana devido ao grande número de estudos publicados relacionados a este vegetal e aos diterpenos - seus micrometabólitos mais característicos. Com o intuito de obter novos compostos anticariogênicos, neste projeto é proposto o isolamento de constituintes de Salvia officinalis (disponível comercialmente) e a avaliação de seu potencial antimicrobiano frente a um painel de bactérias representativo dos principais microrganismos causadores da cárie. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOREIRA, MONIQUE RODRIGUES; SOUZA, ARIANA BORGES; SOARES, SANDRA; BIANCHI, THAMIRES CHIQUINI; EUGENIO, DANIELE DE SOUZA; LEMES, DANIELI CRISTINA; GOMES MARTINS, CARLOS HENRIQUE; MORAES, THAIS DA SILVA; TAVARES, DENISE CRISPIM; FERREIRA, NATALIA HELEN; et al. ent-Kaurenoic acid-rich extract from Mikania glomerata: In vitro activity against bacteria responsible for dental caries. Fitoterapia, v. 112, p. 211-216, . (09/17700-0, 11/13630-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.