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Avaliacao funcional da visao de criancas frequentadoras de pre-escolas nascidas pre-termo

Processo: 08/57582-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Claudia Maria Simões Martinez
Beneficiário:Raquel Cristina Pinheiro
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento   Pré-escolar   Pré-termo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Funcionalidade Da Visao | Pre-Escolares | Pre-Termo

Resumo

A prevenção dos diversos transtornos no desenvolvimento está cada vez mais sendo realizada a fim de se evitar a instalação de possíveis deficiências nas crianças. Um dos fatores de risco para possíveis atrasos no desenvolvimento é o nascimento pré-termo que pode levar a alterações no desenvolvimento neuromotor dentre elas, os problemas visuais. Alterações visuais podem levar a um atraso no desenvolvimento global da criança, sendo necessário o diagnóstico e a intervenção precoce para que possa ocorrer o desenvolvimento normal esperado. O objetivo deste estudo é avaliar a funcionalidade do comportamento visual de crianças na faixa etária entre 3 a 5 anos nascidas pré-termo durante seu processo pré-escolar. Serão avaliadas 7 crianças que obtiveram baixo score na escala PEDI/auto-cuidado e EPP-DP em um estudo realizado anteriormente. Para tanto, o instrumento Avaliação Funcional da Visão será empregado. Este instrumento avalia funções visuais básicas, viso-motoras e viso-perceptivas através de observações e testes a partir de equipamentos presentes no dia a dia da criança. Para documentar o desempenho de cada criança, no processo avaliativo, serão realizadas gravações de cada sessão em vídeo com o objetivo de se obter medidas que possam ser aferidas por meio do cálculo do índice de fidedignidade. Os resultados serão analisados de forma qualitativa, uma vez que o instrumento afere apenas se a criança executa ou não determinado comportamento visual. Pretende-se elaborar uma escala de pontos situando o desempenho da criança em níveis de habilidades visuais de acordo com o grau de intervenção necessário. Como um dos compromissos éticos assumidos, as crianças cujo desempenho visual necessite de intervenção, serão encaminhadas e atendidas no âmbito de suas demandas. (AU)

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