Busca avançada
Ano de início
Entree

Benefícios de programas de aprimoramento da memória para idosos de baixa escolaridade em Ermelino Matarazzo

Processo: 07/00441-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Monica Sanches Yassuda
Beneficiário:Henrique Salmazo da Silva
Instituição-sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Memória (psicologia)   Envelhecimento cognitivo   Idosos   Longevidade   Qualidade de vida

Resumo

É fato que a manutenção das capacidades cognitivas e funcionais na velhice são um dos maiores indicativos da longevidade e qualidade de vida. O objetivo deste estudo é descrever os benefícios das sessões de treino de memória e aprimoramento cognitivo para idosos com baixa escolaridade, assim como sugerir pontos metodológicos adequados para intervenções nestes grupos. Para tanto serão pesquisados 40 idosos saudáveis, subdivididos entre dois grupos de 20 idosos, com idade entre 60 a 75 anos, escolaridade entre 0 a 2 anos e que aceitem participar deste estudo. Cada grupo receberá 10 sessões de treino, com duração de 90 minutos. Um grupo enfatizará a utilização de estratégias para a memorização de dados visuais através da criação de imagens mentais e o outro trabalhará com associações verbais. Um grupo servirá de controle para o outro para a estratégia treinada. Os participantes serão avaliados antes e depois da intervenção através de testes de rastreio cognitivo já validados para a população brasileira.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA‚ H.S.; YASSUDA‚ M.S.. Memory training for older adults with low education: mental images versus categorization. EDUCATIONAL GERONTOLOGY, v. 35, n. 10, p. 890-905, . (07/00110-0, 07/00441-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.