Bolsa 08/57029-2 - Tuberculose, Isoniazida - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento de tuberculose: estudo de interações farmacocinéticas da isoniazida

Processo: 08/57029-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2010
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Rosangela Gonçalves Peccinini
Beneficiário:Elias Carvalho Padilha
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Tuberculose   Isoniazida   Farmacocinética   Interações de medicamentos   Modelos animais de doenças
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Farmacocinetica | Interacoes Medicamentosas | Isoniazida | Tuberculose

Resumo

Atualmente a tuberculose (TB) faz aproximadamente 3,0 milhões de vítimas por ano, superando doenças como a AIDS, malária e doenças tropicais combinadas. Estima-se que cerca de 1,7 bilhões de indivíduos em todo o mundo estejam infectados peto M. tuberculosis, o que corresponde a 30% da população mundial. Neste contexto, o Brasil ocupa o 13º lugar no ranking dos 22 países que concentram 80% dos casos mundiais de TB com a ocorrência de cerca de 115 m3 novos casos com 6 mil mortes ao ano. O tratamento da TB consiste na utilização dos medicamentos rifampicina (RMP), isoniazida (INH), pirazinamida (PYR), 7 etionamida (Et), etambutol (ETH) entre outros. Porém o tempo de tratamento é considerado longo e a quimioterapia produz efeitos adversos que levam os pacientes a ter um índice de até 20% de abandono. Esse é um dos fatos que acarreta o surgimento de cepas de bacilos resistentes aos fármacos de primeira linha. Entre os efeitos adversos do tratamento da tuberculose encontra-se principalmente a intolerância gastrintestinal, que leva ao aparecimento de inapetência, náuseas, azia, dor epigástrica e abdominal. Em geral estes sintomas estão associados ao desenvolvimento da hepatite decorrente do efeito tóxico da isoniazida. A associação medicamentosa, apesar de útil sob o ponto de vista terapêutico, pode levar ao aparecimento de efeitos indesejáveis durante o tratamento e esses efeitos podem ser resultantes de interações farmacocinéticas. O presente trabalho tem como objetivo avaliar o perfil farmacocinético da isoniazida administrada isoladamente e associada aos fármacos rifampicina, pirazinamida e etambutol - que são os fármacos de uso mais freqüente no tratamento - assim como na associação com a fluoroquinolona ciprofloxacino, em ratos Wistar, doses múltiplas, e avaliar parâmetros bioquímicos relacionados às funções hepática e renal desses animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PADILHA, ELIAS CARVALHO; PIRES, RODRIGO VIEIRA; FERRAZ NOGUEIRA FILHO, MARCO ANTONIO; DE PONTES MACHADO, DIEGO VINICIUS; BALDAN, HELEN MARIANA; DAVANCO, MARCELO GOMES; CAMPOS, MICHEL LEANDRO; BRUNETTI, IGUATEMY LOURENCO; PECCININI, ROSANGELA GONCALVES. Pharmacokinetic and safety evaluation of the use of ciprofloxacin on an isoniazid-rifampicin regimen in rabbits. BIOPHARMACEUTICS & DRUG DISPOSITION, v. 33, n. 9, p. 501-509, . (08/57029-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.