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Análise de lubrificantes de motores de combustão interna, a diesel, operando com diesel e biodiesel contaminados

Processo: 09/14423-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2010
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Aparecido Carlos Gonçalves
Beneficiário:Maicon Vinicius Perussi dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Lubrificação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise de óleos | ferrografia | Lubrificação | Manutenção Mecânica | Manutenção Mecânica

Resumo

Em motores de combustão interna todas as peças possuem uma vida útil previamente estabelecida, com maior ou menor duração, de acordo com a função específica a elas atribuída. Funções, que em condições normais de funcionamento, atendem as expectativas previstas. Pela análise do óleo podem-se monitorar as condições destas peças. A análise dos óleos permite identificar os primeiros sintomas de desgaste de um componente. A identificação é feita a partir do estudo da quantidade de partículas, tamanho, forma e composição das mesmas, presentes nas amostras de lubrificante, que fornecerão informações precisas sobre as condições das superfícies em movimento sem a necessidade de se desmontar o conjunto a qual estas partes pertencem. Tais partículas sólidas são geradas pelo atrito dinâmico entre as peças em contato no conjunto. De acordo com o estudo destas partículas podem-se relacionar as situações de desgaste do conjunto e atribuí-las a condições químicas e físicas. A análise dos óleos é feita por meios de técnicas laboratoriais que envolvem reagentes, instrumentos e equipamentos. Assim, para se estudar a manutenção preditiva em motores de combustão interna a Diesel, será feito um estudo teórico sobre os motores, sobre os lubrificantes, sobre os problemas e possíveis causas associadas à falhas destes, sobre os tipos de manutenção preditivas aplicadas a estes e sobre trabalhos que tratam da manutenção preditiva em motores realizados por outros autores. Para auxiliar os estudos será proposta a construção de duas bancadas de ensaios compostas por dois motores de combustão interna, quatro tempos, a diesel, 10HP. Em uma bancada será utilizado o diesel comum e em outra serão utilizados diferentes tipos de bio dieseis. Através das análises dos lubrificantes extraídos destas duas bancadas serão verificados os desgastes comparativos devido a utilização do diesel comum e dos bio dieseis.

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