Busca avançada
Ano de início
Entree

Reflexão sobre a realidade dos alunos de uma escola pública: aspectos relevantes a auto-estima

Processo: 01/06861-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 31 de julho de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Beneficiário:Renato Vilela Lopes
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Escola pública   Alunos   Motivação do aluno   Autoestima   Ambiente escolar   Interação professor aluno

Resumo

Esta pesquisa se desenvolverá no contexto de um projeto de parceria que envolve uma escola pública (de cerca de 1500 alunos e 60 professores) e a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, cujo objetivo é transformar a prática de sala de aula através da reflexão sobre avaliação formativa. Literatura recente tem considerado as necessidades de afiliação (aceitação no meio social), competência e autonomia como básicas para a vida social do ser humano. Se o contexto social fornecer desafios apropriados, feedback adequado e oportunidades de envolvimento pessoal, a probabilidade de estas necessidades básica serem atendidas aumenta. Por outro lado, é importante que os estudantes sejam conduzidos assumir responsabilidade pessoal diante do conhecimento científico e tecnológico. A participação neste projeto possibilitará ao futuro engenheiro vivenciar problemas da realidade social e local bem como praticar reflexão na ação, o que contribuirá para o desenvolvimento de habilidades necessárias à formação do profissional reflexivo, criativo e aberto para os problemas sociais. O objetivo de pesquisa desta iniciação científica, em particular, é investigar um aspecto da avaliação formativa no ambiente escolar: a percepção que os alunos da escola pública têm sobre a auto-estima dos alunos. O bolsista estará particularmente interessado em recolher informações relativas a como as ações do professor estão afetando a auto-estima dos alunos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)