Busca avançada
Ano de início
Entree

Olhar, escutar, criar - uma analise da criacao de sensibilidades e identidades a partir da performance artistica entre jovens das periferias metropolitanas.

Processo: 03/09482-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2004
Vigência (Término): 15 de novembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Sylvia Caiuby Novaes
Beneficiário:Rose Satiko Gitirana Hikiji
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/11950-5 - Alteridade, expressões culturais do mundo sensível e construções da realidade - velhas questões, novas orientações, AP.TEM
Assunto(s):Antropologia dos sentidos   Antropologia visual   Antropologia da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise De Intervencao Social | Antropologia Da Arte | Antropologia Dos Sentidos | Antropologia Visual | Infancia E Juventude | Video Etnografico

Resumo

Este projeto tem como objetivo a observação, análise e exposição (audiovisual e textual) de situações de intervenção social com jovens de baixa renda da periferia paulista por meio de expressões artísticas. A prática de música, artes visuais, dança, vídeo ou teatro será pensada como possibilidade de construção de imagens, sensibilidades e identidades que se sobrepõem a auto-imagens e estereótipos ligados ao universo da juventude, da pobreza e às associações constantes deste à criminalidade e à violência urbana. A intersecção entre intervenção social e arte será analisada a partir de reflexão teórica acerca das relações entre arte e sociedade e das discussões da antropologia da performance. O vídeo será instrumento e resultado da pesquisa, visto que, com base no trabalho de doutoramento da autora, o fazer audiovisual pode ser propositor de ações e reflexões do grupo estudado, além de permitir a exposição em imagens e sons de um objeto que é, marcadamente, sensorial: a prática artística. O processo de produção e exibição do aprendizado artístico deverá ser objeto de uma narrativa audiovisual de autoria da pesquisadora, na qual serão enfatizados o processo de criação artística e sua relação com a construção de indivíduos e coletividades. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)