Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo morfológico da cérvix de ovelhas

Processo: 07/05147-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2007
Vigência (Término): 31 de agosto de 2008
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Fabiana Ferreira de Souza
Beneficiário:Diego Souza Moura
Instituição-sede: Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Fisiologia da reprodução   Morfologia animal   Produção animal   Inseminação artificial animal   Ovinos   Ovelhas

Resumo

A criação e a comercialização de carne ovina estão em amplo crescimento no Brasil. Ao passo que a produtividade cresce dentro de um ramo da agropecuária, novas tecnologias devem ser aplicadas. Neste sentido, a inseminação artificial (IA) e outras biotécnicas da reprodução são ferramentas imprescindíveis para o crescimento da criação de ovinos. Atualmente, a laparoscopia é o método mais utilizado para IA em ovelhas. Contudo, devido à preocupação em manter o bem-estar animal, a redução de custo e a facilidade na aplicação de técnicas, muitos estudos têm sido elaborados na tentativa de desenvolver e aplicar a IA transcervical, com índices de fertilidade comparáveis aos obtidos pela IA laparoscópica. Uma das grandes barreiras para a aplicação da IA transcervical é a anatomia cervical aliada à baixa viabilidade e sobrevida do sêmen ovino congelado. Em vista disso, propõe-se estudar a morfologia (comprimento, profundidade, tipo e número de pregas cervicais e características do óstio externo da cérvix) da cérvix de ovelhas criadas no Brasil e correlacioná-las ao período do ciclo (fase luteal e não-luteal) de acordo com a morfologia dos ovários, buscando encontrar as dificuldades e métodos para facilitar a IA transcervical.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIEGO S MOURA; TARCÍSIO T LOURENÇO; MURILLO M MOSCARDINI; CAROLINE SCOTT; PHELLIPE O FONSECA; FABIANA F SOUZA. Aspectos morfológicos da cérvice de ovelhas. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 31, p. -, Dez. 2011.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.