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Informação e percepção do consumidor sobre os alimentos geneticamente modificados

Processo: 04/01088-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Eduardo Eugênio Spers
Beneficiário:Patricia Mendez Rocha
Instituição-sede: Faculdade de Gestão e Negócios. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Qualidade dos alimentos   Alimentos transgênicos   Estratégia da comunicação   Coleta de dados

Resumo

Os alimentos transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) têm sido foco de debate entre os principais meios de comunicação do Brasil e do exterior. As questões decorrentes são diversas: os riscos ambientais e os possíveis efeitos nocivos à saúde humana; os benefícios pela incorporação de atributos de qualidade na produção e no produto e; a discussão legal, concessão de patentes genéticas, critérios para a rotulagem obrigatória; entre outras. Devido às diferentes abordagens, questões técnicas, opiniões divergentes e a falta de um consenso, o consumidor tem dificuldade de receber as informações de maneira clara e sob uma estrutura compreensível, o que acarreta em uma preocupação acentuada em relação ao assunto e uma dificuldade em formar e tomar a sua melhor decisão de consumo. O presente estudo tem como objetivo caracterizar a percepção do consumidor em relação aos OGMs por meio de três metodologias distintas: means and ends, modelo hedônico e o modelo de estrutura e quantidade de informação. Além de permitir a comparação entre estes modelos, os resultados desta pesquisa podem delinear propostas para políticas públicas e estratégias privadas de comunicação sobre os OGMs. O instrumento de coleta de dados será divido em três etapas. Em cada etapa propõe-se uma amostragem de cem consumidores, que serão abordados em locais pré-definidos e divididos em diferentes quotas de renda e grau de instrução. (AU)

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