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Estudo preliminar para adequação e validação da escala lúdica pré-escolar de Knox: revisada com crianças na faixa etária de 2 a 4 anos

Processo: 07/03050-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2007
Vigência (Término): 30 de novembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Luzia Iara Pfeifer
Beneficiário:Christiane Rebucci de Lucca Manno
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Terapia ocupacional   Pré-escolar   Comportamento de brincar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Brincar | Pré - escolar | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional

Resumo

Sabe-se que o brincar é um processo fundamental para o desenvolvimento de várias habilidades na primeira infância. A Terapia Ocupacional por estudar e agir sobre o fazer humano, utiliza-se do brincar como recurso e também como objetivo terapêutico. A avaliação do comportamento lúdico é necessária no sentido em que propicia a análise do brincar (a qual fornece informações sobre as competências cognitivas, motoras e sociais da criança) e a elaboração de um plano de tratamento. Sendo assim, um instrumento que avalie o brincar é extremamente importante e necessário. Um instrumento para ser utilizado em um novo país ou cultura, precisa ser traduzido, adaptado e depois validado garantindo-se a legitimidade de seu conteúdo. Esta pesquisa apresenta como objetivo dar início ao processo de adaptação e validação da escala lúdica pré-escolar de Knox revisada (Preschool Play Scale-PPS, Knox, 1997). Para atingir tal objetivo participarão desta pesquisa 45 crianças sem comprometimento motor, sensorial e cognitivo divididas em 3 grupos nas seguintes faixas etárias: 24 a 30 meses, 30 a 36 meses e 36 a 48 meses. A coleta de dados para a validação da escala será realizada através de filmagem das crianças, em dois espaços previamente organizados (um aberto e um fechado), para apresentação do comportamento lúdico, os quais serão analisados através de quatro dimensões: domínio espacial, domínio material, faz-de-conta e participação. Os dados, para validação da escala, sofrerão uma análise estatística verificando a fidedignidade do instrumento quanto à reprodutibilidade e consistência. (AU)

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