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O trabalho docente do professor formador no contexto das reformas

Processo: 07/00744-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2007
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Marli Eliza Dalmazo Afonso de André
Beneficiário:Patrícia Cristina Albieri de Almeida
Instituição-sede: Faculdade de Educação. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores   Trabalho docente   Práticas pedagógicas

Resumo

No bojo das pesquisas acerca da formação de professores, das reformas e do modelo formativo que se pretende instaurar, um assunto tem sido pouco discutido: o trabalho docente do professor formador. Trata-se daquele que conduz a formação inicial de professores e que tem sido constantemente desafiado a promover a dinamização do ensino na licenciatura, possibilitando e promovendo vivências e saberes que consubstanciem a formação do futuro professor. Neste cenário de novas demandas à prática docente do professor formador, faz-se necessário o aprofundamento de estudos acerca das especificidades do seu trabalho. Assim, no presente projeto intenta-se contribuir para essa discussão, ao investigar como os formadores de professores concebem seu trabalho, especialmente no que diz respeito às novas exigências e tarefas decorrentes das reformas na formação de professores da educação básica. O estudo de caso do tipo etnográfico foi a alternativa metodológica encontrada para o desenvolvimento da pesquisa. Objetiva-se realizar o estudo numa instituição universitária do interior do estado de São Paulo que oferece cursos de licenciatura. A intenção é estudar o âmbito pessoal (professor formador) e o institucional (o contexto). Os dados terão origem em três tipos de fontes: documentos, entrevistas e observação. A interpretação, explicação e discussão dos dados serão realizadas com base no referencial teórico que subsidia o estudo. Cabe destacar que o projeto em questão será desenvolvido integrado a um grupo de pesquisa que investiga o trabalho docente do professor formador. O grupo, do qual a pesquisadora faz parte, estudará outras instâncias da mesma natureza. Assim, os dados coletados nessas diferentes instituições agregam valor ao presente projeto de pesquisa.

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