Busca avançada
Ano de início
Entree

Saberes Profissionais dos Docentes no Ensino do Esporte e Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: um Estudo de Caso no Ensino Fundamental a partir da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo

Processo: 09/00410-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Juliana Gomes Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Esportes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:curriculo | Educação Física Escolar | esporte | Educação Física Escolar

Resumo

Em contraposição ao ensino tecnicista da Educação Física tradicional, foram apresentadas, desde meados da década de 1980, diversas proposições teórico-metodológicas inovadoras no Brasil. Segundo estas proposições, a mera reprodução do esporte de alto rendimento/espetáculo em contexto escolar fica aquém das finalidades da Educação Física, que deveria propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura Corporal de Movimento. Compreender melhor como os professores de Educação Física, em suas aulas, lidam com propostas de mudança curricular, como seus saberes profissionais intervém nesse processo, assim como se, em que direção, essas inovações têm propiciado melhorias nas aprendizagens dos alunos, é algo candente no cenário nacional. O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto de um tema específico proposto pela Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo - implementada em 2008, e que incorpora algumas daquelas novas proposições - sobre o ensino do esporte na escola, com foco nos saberes dos professores e na qualidade da aprendizagem dos alunos. Será realizado um estudo de caso de natureza qualitativa; os dados serão coletados através de entrevistas semi-estruturadas com o/a professor/a e alunos, bem como por meio de observação das aulas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)