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Saberes Profissionais dos Docentes no Ensino de Lutas: um Estudo de Caso no Ensino Fundamental a partir da Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo

Processo: 09/08105-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de setembro de 2009
Vigência (Término): 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Currículo
Pesquisador responsável:Mauro Betti
Beneficiário:Marcos Roberto So
Instituição-sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação física escolar   Ensino fundamental

Resumo

Em contraposição ao ensino tecnicista da Educação Física tradicional foram apresentadas, desde meados da década de 1980, diversas proposições teórico-metodológicas inovadoras no Brasil. Segundo estas proposições, a mera reprodução do esporte de alto rendimento/espetáculo em contexto escolar fica aquém das finalidades da Educação Física, que deveria propiciar a apropriação crítica e autônoma das diversas manifestações da Cultura Corporal de Movimento. Assim, faz-se necessário compreender melhor como os professores de Educação Física, em suas aulas, lidam com propostas de mudança curricular, e como seus saberes profissionais intervém nesse processo. O objetivo desta pesquisa é avaliar o desenvolvimento do eixo de conteúdo "Luta" proposto pela Proposta Curricular de Educação Física do Estado de São Paulo, a partir da tematização de uma modalidade específica, com foco nos saberes profissionais do professor, particularmente no modo como se desenrola a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Será realizado um estudo de caso de natureza qualitativa; os dados serão coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com o/a professor/a e observação das aulas.

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