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O discurso de marcas mistificadas na mídia

Processo: 07/53460-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2007
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Antonio Adami
Beneficiário:Priscilla Piconi Tambucci
Instituição-sede: Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Paulista (UNIP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Marketing   Propaganda comercial

Resumo

Este estudo discute o discurso do marketing em situações de publicidade explícita que recorre à imagem de modelos esportistas para conquistar adesão a produtos esportivos no período de realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 que tem a mídia televisiva como lugar de enunciação. A particularidade desse momento de enunciação se deve aos sentidos de competição que o constituem. A definição pela mídia televisiva, como lugar de enunciação, se deve ao seu alcance e conseqüente repercussão junto à audiência global que atinge devido à proeminência do evento. A eficácia desse discurso se instaura nos efeitos de sedução que ele exerce sobre o sujeito em função dos sentidos de poder que mobiliza, levando-o a projetar-se no modelo esportista, cuja fama se funde ao produto dando aos sentidos uma dimensão maior. (AU)

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