Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da viabilidade do processamento de titânio comercialmente puro por deformação em canal angular em temperatura ambiente.

Processo: 09/01072-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Vitor Luiz Sordi
Beneficiário:Leonardo Contri Campanelli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Titânio   Microestruturas   Deformação plástica severa   Extrusão em canal angular   Próteses ortopédicas

Resumo

Processos de Deformação Plástica Severa tem sido aplicados ao Ti e suas ligas, especialmente quando o uso final dos materiais é em implantes ortopédicos. O objetivo é melhorar as propriedades de resistência e de fadiga, mais precisamente promover um "upgrade" das propriedades mecânicas do Ti comercial aproximando-as das da liga Ti-6Al-4V. No presente projeto Ti comercial de grau 2 é submetido a deformação por Extrusão em Canal Angular e suas propriedades e microestrutura são caracterizadas. A microestrutura será observada por microscopia ótica e microscopia eletrônica de transmissão. A caracterização mecânica incluirá medidas de dureza e ensaios de tração e de compressão. De especial relevância será a avaliação de se poder realizar deformação plástica severa a frio, simplificando o processo (normalmente executado entre 350 e 500oC) e aumentando sua eficiência. O trabalho será realizado em conjunto com um projeto de mestrado, tendo-se cuidadosamente definido as atividades de cada um para que sejam complementares.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)