Busca avançada
Ano de início
Entree

A ação da progesterona nos neurônios GnRH é mediada pelo locus coeruleus? Um estudo por microdiálise

Processo: 07/58635-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2008
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Janete Aparecida Anselmo Franci
Beneficiário:Cristiane Mota Leite
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/09638-9 - Regulação neuroendócrina e efeitos do estresse sobre a função reprodutora feminina, AP.TEM
Assunto(s):Progesterona   Locus cerúleo   Estradiol   Ovariectomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Estradiol | Gnrh | Locus Coeruleus | Ovariectomia | Progesterona | Ru486

Resumo

O ciclo estral de ratas é caracterizado pela ocorrência dos picos pré-ovulatórios de gonadotrofinas na tarde do proestro e os esteroides ovarianos exercem um importante papel na gênese desses picos. A noradrenalina (NA) do locus coeruleus (LC) parece ter papel fundamental na modulação desse controle pelos esteroides gonadais. Visto que o LC envia projeções para áreas envolvidas com a síntese (área pré-óptica - APO) e liberação (eminência mediana - EM) de GnRH, que os neurônios deste núcleo estão sob a modulação dos esteroides ovarianos, que esses esteroides induzem síntese de GnRH nos neurônios da área pré-óptica mediai (APOM), e que o aumento da expressão de GnRH induzido pela progesterona parece ser mediado pela noradrenalina produzida pelo LC, este projeto se propõe a avaliar, por meio de microdiálise in vivo: 1) o efeito dos esteroides ovarianos na liberação de GnRH no HMB de ratas ovariectomizadas; e 2) o efeito da micro injeção no LC de antagonista de receptor de progesterona sobre a liberação de GnRH. Um terceiro experimento é proposto com o objetivo de avaliar, por meio de hibridização in situ, o efeito da micro injeção no LC de antagonista de receptor de progesterona sobre a síntese de GnRH na APO. No experimento 1, ratas ovariectomizadas (OV) serão tratadas com óleo ou estradiol, associado ou não à progesterona. Os animais terão uma cânula guia implantada no hipotálamo médio basal (HMB), após 6 dias, serão submetidas à canulação da veia jugular; o probe de microdiálise será adaptado e o dialisado coletado a cada 1 h das 11 às 18 h para posterior dosagem de GnRH no HMB. Coletas de sangue serão realizadas às 11, 14, 15, 16, 17 e 18 h para dosagem de LH no plasma. No experimento 2, será utilizado o mesmo protocolo experimental, com exceção de que os grupos a serem analisados serão selecionados conforme os resultados do experimento 1 e, nesses grupos, além da cânula guia no HMB para o probe de microdiálise, será colocada outra no LC para micro injeção de RU 486. No experimento 3, ratas OV serão tratadas com óleo ou estradiol, associado ou não à progesterona. Uma cânula guia será implantada no LC para a micro injeção com RU 486. Todos os animais serão decapitados após a última injeção de óleo ou hormônio, nos seguintes horários: 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Os cérebros serão removidos, e a expressão do gene para GnRH será avaliada em cortes contendo neurônios da APO por meio da técnica de hibridização in situ. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, CRISTIANE M.; KALIL, BRUNA; UCHOA, ERNANE T.; ANTUNES-RODRIGUES, JOSE; ELIAS, LUCILA K. L.; LEVINE, JON E.; ANSELMO-FRANCI, JANETE A.. Progesterone-induced amplification and advancement of GnRH/LH surges are associated with changes in kisspeptin system in preoptic area of estradiol-primed female rats. Brain Research, v. 1650, p. 21-30, . (09/51791-2, 11/51610-8, 07/58635-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.